Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como trocar multa de trânsito por apenas advertência por escrito

    Algumas infrações podem ser convertidas em advertência por escrito e, assim, o condutor não perde ponto na carteira nem precisará pagar pela multa

    Publicado por Perfil Removido
    há 6 anos

    Essa matria no um incentivo para que motoristas cometam infrao apenas informa algo que j regulamentado pelo Conselho Nacional de Trnsito que considera a medida educativa

    Você sabia que é possível converter algumas multas leves e médias em advertência por escrito? Além de não ter que pagar pela infração, o motorista não perde os pontos na carteira referentes à violação cometida. É claro que essa dica só vale para as infrações de baixa ou média gravidade.

    Estacionar na direção contrária da via, deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo e estacionar em local ou horário proibido especificamente pela sinalização são alguns exemplos que podem ser convertidos em advertência por escrito.

    DOCUMENTO Infrações que permitem conversão

    Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), desde 2014 é permitido que o motorista com infração média ou leve converta a multa para advertência por escrito.

    COMO FAZER

    Para solicitar a advertência por escrito e não precisar pagar a multa, a conversão pode ser solicitada mediante protocolo junto ao Detran, quando a autuação de infração tiver sido registrada pelo departamento.

    Além disso, o condutor do veículo não pode ter sido autuado por nenhuma infração de trânsito nos últimos doze meses. Também não é possível realizar a solicitação caso exista algum procedimento administrativo de suspensão do direito de dirigir ou de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos últimos cinco anos contra o condutor interessado na conversão.

    O motorista deve solicitar a conversão em uma agência do órgão em até 15 dias depois de receber a notificação da multa.

    Fonte: https://www.gazetaonline.com.br/

    • Publicações8
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações361
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-trocar-multa-de-transito-por-apenas-advertencia-por-escrito/533826471

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    depois de receber a defesa prévia, não é ? continuar lendo